Abrir menu

Blog da Kube.

Antigo Hotel das Paineiras

A história do Hotel das Paineiras começa em 1882, quando Pedro II concede uma área para dois engenheiros, Francisco Pereira Passos, que veio a se tornar prefeito do Rio de Janeiro em 1902, e João Teixeira Soares. A área cedida para exploração e construção de uma estrada de ferro, conhecida como Paineiras, se localiza entre a Rua do Cosme Velho e o Alto do Corcovado.

O contrato, então, estabelecia que o Governo Imperial cederia gratuitamente os terrenos para o leito da estrada, estações e quaisquer outras dependências da estrada, inclusive de um hotel restaurante, que ficou conhecido como Hotel das Paineiras. Ele teve seus dias de glória e serviu até de concentração para a Seleção Brasileira de Futebol.
HotelPaineiras.jpg
De 1970 até 1982, o Hotel das Paineiras fez parte do patrimônio do Ministério da Fazenda. Depois disso, foi arrendado por um grupo hoteleiro que realizava seminários, cursos, reuniões, congressos e outros eventos. No final de 1984, ele foi cedido à Associação Educacional Veiga de Almeida, que fez algumas reformas, mas hoje o espaço está sob operação da empresa Cataratas do Iguaçu, Estrada de Ferro Corcovado (responsável pelo Trem do Corcovado), e a Bel Tour Turismo e Transporte.

Sob a nova administração, o hotel passou por um retrofit e está sendo revitalizado e transformado no Centro de Visitantes Paineiras, que será passagem obrigatória de todas as pessoas que forem visitar o Cristo Redentor. Para oferecer uma boa infraestrutura para os visitantes, a Kube Arquitetura foi contratada para projetar todas as operações comerciais do novo Centro de Visitantes Paineiras.

No térreo do Hotel, instalavam-se o restaurante, a cozinha e as dependências sociais. No Centro de Visitantes, esse andar terá a walkthrough store de souvenires do Parque Nacional da Tijuca e a bilheteria para compra de ingressos para o Cristo Redentor, local que recebe cerca de 10 mil visitantes diariamente.
47342944.jpg
Junto ao hotel e ao lado do estacionamento encontra-se o antigo “Pavilhão”, um amplo terraço aberto, mas coberto, construído em 1915, que oferece uma bela visão da floresta e da Zona Sul da cidade. Hoje, essa área abrange o alpendre, onde teremos, em breve, o Bar das Paineiras e o Naturê, também projetados pela Kube.
Hotel Paineiras-4.png
47344390.jpg
A parte superior dessa edificação, que fica no mesmo nível da Estrada das Paineiras, possui piso de ladrilhos hidráulicos, colunas de ferro fundido, com tesouras de perfis de aço decorativos, estrutura em vigamento treliçado de aço, com forro interno de frisos de madeira. No pavimento inferior há um grande salão, que era utilizado para reuniões e refeições, onde será inaugurado o restaurante gourmet Mirante Paineiras. Uma área externa, com estrutura similar ao alpendre, será o deck do restaurante, local onde os visitantes poderão fazer suas refeições de frente para a linda vista da Zona Sul do Rio de Janeiro.

Para os projetos de Paineiras-Corcovado, a Kube fez questão de manter os materiais originais da construção, como o piso e as estruturas de ferro, de modo a preservar detalhes clássicos do Hotel Paineiras e da história do Rio de Janeiro. 
IMG_0260.JPG
_DSC3033.jpg
Fonte: Light

Gostou? Compartilhe em suas redes sociais: