Abrir menu

Blog da Kube.

Casa de cristal da Chanel

O escritório holandês MVRDV usou uma tecnologia pioneira de vidro para trocar a fachada de tijolos de uma antiga casa de Amsterdam com uma réplica transparente, mais indicada para o novo uso do prédio como uma boutique da Chanel.
crystal-houses-chanel-store-amsterdam-glass-bricks-mvrdv_dezeen_936_1.jpg
A Crystal House, como foi chamada, é descrita pelo estúdio de Rotterdam como a primeira do tipo. Sua fachada usa tijolos, molduras e vigas de vidro para recriar o estilo tradicional arquitetônico da cidade.

Os tijolos de vidro são colocados com uma cola transparente de alta resistência. De acordo com o MVRDV, a construção é “de muitas formas, mais forte que concreto”, como foi provado durante o processo de testes.

Conforme observamos ao olhar para cima, os elementos de vidro emergem com os tijolos originais criando a ilusão de uma parede dissolvendo.
crystal-houses-chanel-store-amsterdam-glass-bricks-mvrdv_dezeen_936_0.jpg
Os arquitetos acreditam que a tecnologia oferece uma solução para a perda de caráter local no centro das cidades por todo o mundo, onde muitos são dominados por fachadas em vidro liso.

“Nós falamos para o cliente, ‘Vamos trazer de volta o que será demolido, mas desenvolvê-lo um pouco melhor’”, disse Winy Maas, um dos três co-fundadores da MVRDV.

“A Crystal House cria um espaço para uma loja conceito sem igual, respeitando a estrutura do que há em volta e trazendo uma inovação poética em uma construção de vidro”, ele continuou.
crystal-houses-chanel-store-amsterdam-glass-bricks-mvrdv_dezeen_936_2.jpg
“Isso permite marcas globais de combinar o grande desejo de transparência com as cores locais, modernidade com herança. Pode ser aplicado em qualquer lugar dos nossos centros históricos”.

Uma das maiores vantagens desse projeto é que o material é totalmente reciclável. Durante a instalação, diversos tijolos quebrados foram derretidos e remoldados – na verdade, toda a fachada pode ser reformada no futuro.

crystal-houses-chanel-store-amsterdam-glass-bricks-mvrdv_dezeen_936_3.jpg

Fotos por Daria Scagliola e Stijn Brakkee.

Gostou? Compartilhe em suas redes sociais: