Abrir menu

Blog da Kube.

Kube Arquitetura reposiciona rede Joana João no seu retorno ao mercado físico

O projeto da Kube Arquitetura para a Joana João ganhou uma matéria incrível no portal Marcas e Mercados. Confira abaixo!

IMG_2703.JPG
A Joana João, marca de roupas infantis fundada em 1984 e que chegou a ter 30 lojas no país, passa por um grande reposicionamento.  No último ano, atuou no e-commerce e se dedicou ao estudo debranding em conjunto com as agências Tagline (marca e comunicação visual), M2BR (digital e estilo) e com a Kube Arquitetura (lojas físicas) para voltar com força total ao mercado físico. Com um investimento de cerca de R$ 3 milhões, acaba de inaugurar a primeira loja sob nova direção, no Barra Shopping.  A mudança envolve a logomarca, a identidade das lojas e também o estilo das roupas, que deixa de lado o visual mais clássico em busca de padrões mais despojados, privilegiando o tecido plano e preservando a qualidade que fez história no comércio nacional. A expectativa é abrir 5 lojas próprias até o final de 2018 e em 2019 expandir para o modelo de franquias, sempre com a assinatura da Kube.

Especializada em projetos comerciais, a Kube usa a arquitetura como aliada do marketing, disseminando a ideia de que este é um ponto chave para o posicionamento, reposicionamento e expansão de marca. Focada em projetar espaços que se conectam emocionalmente às pessoas, hoje, a Kube é reconhecida por sua expertise em Arquitetura Sensorial e Design e Emoção. 

O conceito criado para a Joana João leva as brincadeiras, as texturas e as cores da infância para o espaço da loja, e essa ideia pode ser identificada em vários aspectos do projeto.  — Apelidamos esse conceito de “brincadeira no quintal” para traduzir o projeto da Joana João e a capacidade de interação das criança e seus pais nesse espaço tão valioso que é a “casa” da marca — explica Juliana Neves, arquiteta titular da Kube.

Para o projeto da primeira loja, de 36m², a Kube optou por fazer uma fachada aberta e convidativa, onde a arquitetura sensorial remete às brincadeiras antigas como a “cama de gato” que trança o teto e brinca com o balançar das fitas de cetim em 5 cores que expõe as roupas dos pequeninos em diferentes alturas para possibilitar a visibilidade de todas as peças. No meio da loja, mesas e bancos em madeira pinus contam com fitas laranjas e podem ser usados para expor acessórios e outras peças dobradas.  As araras de roupas balançam simulando o movimento do vento, junto com a árvore e a casinha. Além disso, na lateral da entrada existem manequins em balanços mostrando produtos e reafirmando a ideia para a loja.

Brincando com o conceito da marca, o provador em madeira simula uma “casa da árvore”, com uma janela azul e recortes de passarinho, característicos da nova logo da Joana João, inserindo a criança no habitat da marca e fazendo com que ela se divirta enquanto experimenta suas novas roupas. Ao lado da casinha, um expositor de pegboard apresenta alguns produtos abaixo da logo da marca pintada de branco, que contrasta com cordas em tons de azul trançadas no mesmo estilo das fitas de cetim espalhadas pelo espaço. Próximo ao balcão caixa, foi colocada uma máquina de pipoca que promete ser a alegria da criançada.

Uma mesa com uma árvore em madeira pinus e um banco circular em volta foi criada para as crianças sentarem e se distraírem desenhando e pintando. Depois, se quiserem, podem pendurar seus desenhos nos galhos para serem expostos na loja. Assim, conforme as crianças penduram suas artes, elas formarão as “folhas” da árvore, fazendo com que interajam ainda mais com o espaço.

Gostou? Compartilhe em suas redes sociais: