Abrir menu

Blog da Kube.

Loja do AquaRio

O espaço do antigo frigorífico da Companhia Brasileira de Armazenamento (Cibrazem), ao lado da Via Binário, na Saúde, se tornou o novo Aquário Marinho do Rio de Janeiro, ou simplesmente AquaRio. O aquário, que contará com mergulho com tubarões e programas noturnos para as crianças, inaugurou no dia 9 de Novembro.

A loja de souvenires do AquaRio tem 420m² e foi projetada pela Kube Arquitetura. Ela é uma walkthrough store – ou seja, todos os 4 mil visitantes diários do aquário passam pelo espaço ao final de sua visita e poderão conferir os produtos à venda.
IMG_3759.jpg
Para projetar o espaço, a Kube Arquitetura foi a vencedora de uma concorrência promovida pelo Grupo Cataratas, que contou com mais 5 escritórios de arquitetura projetando o espaço. 
Para idealizar a loja, a Kube se inspirou na única informação que tinha: o esqueleto de uma baleia jubarte seria pendurado no vão central do lobby de entrada do AquaRio e o melhor ângulo para vê-lo seria de dentro da loja.
IMG_3798.jpg
Assim, os expositores principais foram inspirados nas curvas orgânicas das costelas do animal, não só dando fluidez e leveza ao ambiente, como também permitindo uma flexibilização no mix e na quantidade de produtos expostos. As camadas dos expositores “costela” permitem que o produto se revele aos poucos aos visitantes, criando níveis de intimidade na medida em que eles percorrem a loja. Os tons azulados sobrepostos dos primeiros expositores sugerem que os visitantes se aprofundem na loja à medida em que a percorrem.

O piso irregular e natural em seixo branco na entrada da loja foi cuidadosamente colocado para diminuir o ritmo do passo das pessoas, para que elas percebam que estão saindo do espaço de exposição e entrando em outro ambiente. Desta forma, os visitantes poderão focar nos produtos apresentados na loja, expositor a expositor. Além do seixo, um concreto colorido sob resina alto brilho dá a sensação de água para quem entra na loja e tábuas corridas de madeira dão o toque de píer para quem vai entrando no túnel expositivo criado pelas costelas.
IMG_3710.jpg
O teto, em lona translúcida impressa, reforça a experiência de imersão no ambiente subaquático.
Ao final do túnel, a loja se torna mais orgânica, mais fluida, monocromática e mais arejada, de forma a descortinar o esqueleto da baleia jubarte, que assume o papel de atriz principal. Um pequeno desnível em rampa no infantil proporciona ao visitante o melhor ângulo para as fotos e selfies com a baleia, além de atuar como palco e banco para que as crianças acessem os produtos mais altos da estante. Colado no vidro que separa o visitante da baleia, a logo do AquaRio estará presente nas fotos que os visitantes levarão como souvenir do momento.
HDR_Sem T_tulo2.jpg
Cada cabine de provador tem o formato de uma concha em espiral; como o Náutilus, molusco do mar. Esta concha remete o visitante à brincadeira de criança onde se ouve o som das ondas de dentro do caracol. As paredes da loja são revestidas em Terracor, uma massa com textura arenosa que remete à areia de praia. 

Ao invés de provadores, conchas. Ao invés de tinta nas paredes, areia. Ao invés de piso plano, seixos rolados. Ao criar uma atmosfera rica em estímulos sensoriais e efeitos efêmeros que envelopam o visitante, a loja se torna um ambiente impactante, que pode ser sentido sem ser percebido. Uma experiência única e engajadora, mais um momento memorável da visita ao Aquário Marinho do Rio de Janeiro.

Para o AquaRio, a Kube também projetou o GoCafé, que fica no 4º piso do aquário. Leia mais sobre esse projeto aqui.

Gostou? Compartilhe em suas redes sociais: