Abrir menu

Blog da Kube.

Moleskine abre loja conceito em Milão

A marca de papelaria Moleskine abriu a sua primeira cafeteria que parece criar um ambiente que encoraja a criatividade.

O Moleskine Café fica em Milão, Itália, e é baseado no conceito parisiense “café littéraire” (café literário). O novo modelo de vendas da marca foca em agir como um híbrido de cafeteria, galeria de arte, loja e biblioteca, com espaços dedicados para estudos, alimentação, exibições e exposição de produtos.
Credits-Michele-Morosi-Moleskine-_-MoleskineCafe-5-768x513.jpg
Os interiores foram projetados pelo escritório italiano da Interbrand junto com a própria equipe da Moleskine. Eles se basearam no estilo do caderno clássico da Moleskine – “estética limpa” com uma “paleta contemporânea de cores neutras”, disse o estúdio, para replicar a cor marfim das páginas do caderno.

Espaços de conversação e espaços silenciosos

O espaço é dividido em duas partes: térreo e um mezanino. O primeiro andar é uma área para conversação, enquanto o mezanino é mais quieto, com mais espaço para reflexão, segundo a Interbrand.
Moleskine-Cafe_Experience-768x432.jpg
No centro do térreo existe um balcão para comida e café, cercado de diversos displays e áreas para se sentar. O layout é “intuitivo” para o cliente, disse Manfredi Ricca, líder estratégico da Interbrand EMEA, com displays de produtos nas laterais, sem atrapalhar o caminho dos clientes, e o balcão de comida e café sendo um “elemento central de atração”.

À direita da loja existe um expositor de produtos junto de uma “mesa de experiência”, que permite os clientes a sentirem diferentes tipos de papeis, olhar layouts de páginas e experimentar os cadernos Moleskine+ smart, canetas, lápis e bolsas.
Credits-Michele-Morosi-Moleskine-_-MoleskineCafe-2-768x513.jpg
Espaço de exposição

O lado esquerdo da loja tem uma área dedicada para exposições e eventos, focando principalmente nos primeiros estágios de processos criativos, como rascunhos, notas e rabiscos de arquitetos, designers, ilustradores e diretores de filme.

Também existem mesas compartilhadas e espaços no térreo que permitem que pessoas interajam e compartilhem ideias.
Moleskine-Cafe_Experience3-768x432.jpg
O nível do mezanino é mais privado, com cadeiras separadas, junto com um sofá para uma ler, trabalhar e relaxar. Esse andar tem como objetivo ser mais reflexivo e ter uma experiência mais íntima, de acordo com Ricca.

O café é uma versão 3D de um caderno Moleskine

Ricca diz que o café conceito será um espaço onde pessoas podem pensar e criar. “Pense no produto que fez a Moleskine conhecida no mundo – um caderno”, ele diz. “Seu foco principal é fornecer um espaço bidimensional que encoraje as pessoas a acharem uma expressão para suas ideias e identidade”.

“Então o café para a mesma marca deve fornecer o mesmo, mas na terceira dimensão”, ele diz.
Credits-Michele-Morosi-Moleskine-_-MoleskineCafe-13-768x513.jpg

Fotos por Michele Morosi

Fonte: Design Week

Gostou? Compartilhe em suas redes sociais: